Foto: Nathália Schneider
Parte do reboco de uma sacada caiu sobre a calçada que precisou ser interditada
Uma calçada na Avenida Rio Branco, no centro de Santa Maria, foi interditada pela Defesa Civil por volta das 9h50min de domingo (12), após cair o reboco da marquise de um prédio. A Defesa Civil do município foi informada por populares, e agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) isolaram a área.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme o superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, agora, serão feitas duas notificações ao proprietário do imóvel, uma por parte da Defesa Civil, e outra pela Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, através dos fiscais de obras da pasta, o que poderá ser contestado pelo notificado com apresentação de laudo assinado por engenheiro ou arquiteto particular que diga e comprove que não há risco iminente de queda da estrutura.
Segundo Lemos, “o local seguirá isolado, e eles têm um prazo para responder e contestar caso entendam o contrário, mas, nesse momento, por causa dos sinais que apontam risco de fragilidade, de infiltração e de rachadura que nós verificamos, vamos notificar, e eles podem contestar, posteriormente, por meio de uma contestação da notificação, através de um laudo pericial de um profissional. Caso o proprietário do imóvel entenda que há o risco, ele vai terá um prazo para poder fazer o conserto.”